Frase do dia:

"Animais selvagens nunca matam por esporte. O homem é o único que acha a tortura e a morte de seus semelhantes uma forma de diversão." (James Anthony Froude)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alterações da Personalidade

A personalidade é o conjunto de traços psíquicos, que consiste na totalidade das características individuais em relação com o meio; incluindo os fatores físicos, biológicos, psíquicos e socioculturais, conjugando os fatores inatos com as experiências adquiridas ao longo da vida. O Transtorno de Personalidade ou Psicopatia, pode ser definida através das seguintes características básicas :"[...] sofre e faz sofrer a sociedade", assim como, "[...] não aprende com a experiência" (Schneider, 1974)¹. Os transtornos da personalidade produzem prejuízos para o indivíduo, familiares e pessoas próximas, não sendo facilmente modificáveis através da experiência de vida, sendo que permanecem nessas condições por toda a vida.  Para a OMS e a CID-10 a psicopatia pode ser definida pelas seguintes características (Dalgalarrondo 2008):

  • Surgem na infância
  • Comportamentos e afetividade completamente desarmônicos envolvendo vários aspectos da vida
  • Possui longa duração e não limitado a um episódio de doença mental (ex: surto esquizofrênico)
  • Inicialmente não relacionadas à lesão cerebral evidente (embora haja alterações secundárias a lesão cerebral)
  • Mau desempenho ocupacional (trabalho, estudos etc) e social (familiares, amigos e colegas de estudo ou trabalho).
Os Transtornos de Personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo: como percebe o mundo, na expressão das emoções e o comportamento social. Caracteriza um modo anormal de viver, sendo inflexível e prejudicial  a si e aos outros. No entanto, essas características não são suficientes para abarcar todas as alterações da personalidade, sendo necessária a subdivisão em tipos de personalidade patológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...