Frase do dia:

"Animais selvagens nunca matam por esporte. O homem é o único que acha a tortura e a morte de seus semelhantes uma forma de diversão." (James Anthony Froude)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Transtorno de Conduta

Safe Haven (S.6 E.05) - Cena da Série Criminal Minds



              A legislação brasileira considera como criança a pessoa com idade
 entre zero e doze anos e adolescente, por sua vez, pessoas entre os doze e os dezoito anos. Na infância e da adolescência, um dos quadros mais problemáticos tem sido o chamado Transtorno de Conduta, anteriormente conhecido por Delinqüência juvenil, que se caracteriza por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva/desafiadora (no mínimo seis meses). O Transtorno de Conduta é um “diagnóstico” problemático, pois situa-se além dos limites da psiquiatria, sendo relacionado também a problemas morais e políticosociais. Sem dúvida trata-se de um seríssimo problema comportamental. Alguns autores insistem em rotular apenas como uma doença uma patologia, que insenta o indivíduo da responsabilidade pelos seus atos.

Como considerar uma “doença” , cujos sintomas são uma forte inclinação ao delito, desrespeito aos direitos básicos dos outros e violação das regras sociais?

 Uma criança pode apresentar comportamentos desafiantes, travessuras ou variações do humor, os adolescentes devido a crise de identidade podem constantemente questionar a autoridade dos pais/adultos desafiar regras,  como forma de conquistar a liberdade, porém, os comportamentos inadequados apresentados no transtorno de conduta, vão além daqueles apropriados a idade da pessoa, costumando ser de natureza mais grave. O portador de Transtorno de conduta apresenta:

a)     não ter consideração pelos sentimentos alheios, direitos e bem estar dos outros, faltando-lhe um sentimento apropriado de culpa e remorso 
b)     demonstração de comportamento insensível
c)      crises de irritabilidade, explosões temperamentais e agressividade exagerada que causa ameaça ou danos a outras pessoas e/ou animais
d)     costumam delatar facilmente seus companheiros e tentar culpar outras pessoas por seus atos. Uma característica marcante nesse quadro é a baixíssima tolerância à frustração (incapacidade de tolerar dificuldades existenciais comuns a todas as pessoas)

O Transtorno de Conduta é um diagnóstico especialmente infantil ou da adolescência pois, depois dos 18 anos, persistindo os sintomas básicos (contravenção), o diagnóstico deve ser alterado paraTranstorno da Personalidade Anti-Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...